Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2011 - 15h44

Promotoria denuncia empresário por trabalho escravo em Embu-Guaçu (SP)

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Promotoria de Justiça de Embu-Guaçu (SP) ofereceu denúncia à Justiça contra o empresário Marcioir Silveira Teixeira por trabalho escravo.

Teixeira é acusado de aliciar 53 trabalhadores no interior da Bahia e em São Vicente, no litoral paulista, para trabalharem em sua empresa, a MS Teixeira & Cia Ltda., com retenção das carteiras de trabalho, jornadas de trabalho acima das previstas na legislação e não pagamento ou pagamento de valores irrisórios pelo trabalho executado.

Segundo a denúncia oferecida pela promotora Maria Gabriela Prado Manssur, 22 trabalhadores da cidade de Santo Amaro da Purificação (BA) e 31 de São Vicente (SP) foram aliciados, com a promessa de pagamento de passagens, estadia e direitos trabalhistas para a manutenção de ferrovias na região de Embu-Guaçu.

A promotora afirma que eles eram submetidos a jornadas de trabalho exaustivas, de 14 horas diárias (das 5h às 19h), em condições precárias de higiene (não havia banheiro no local, que ficava a 14 km do alojamento) e acomodados em contêineres frigoríficos.

Os trabalhadores não tinham contato com outras pessoas e eram proibidos de sair do local. Quando questionaram Teixeira sobre suas condições de trabalho, teriam sido intimidados com agressões físicas e verbais.

Um dos trabalhadores conseguiu fugir e contatar uma advogada, que denunciou a situação ao Ministério Público do Trabalho de Osasco. Teixeira foi preso em flagrante. Além dele, foram denunciados Joel da Silva Santos, gerente de RH da MS Teixeira & Cia Ltda., e Harley de Paula Silva, gerente regional de obras da empresa Prumo Engenharia, que contratou a MS Teixeira para a manutenção de ferrovias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página