Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2011 - 10h29

Kassab vai admitir serristas dispensados por Alckmin

Publicidade

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) oferecerá abrigo na máquina municipal a todos os secretários da gestão José Serra (PSDB) que foram dispensados pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo Kassab, o gesto foi "combinado" com Alckmin. "Vou procurar a todos, um por um, oferecendo espaço para colaboração na prefeitura", disse. Mauro Ricardo, ex-secretário estadual de Fazenda, inaugurou a lista de convites e hoje é secretário municipal de Finanças.

Kassab também procurou Francisco Vidal Luna, ex-titular de Planejamento. "Mas ele disse que ficaria um tempo afastado", relatou.

Ao abrigar secretários de Serra, Kassab mostra fidelidade ao ex-governador, que o apoiou em 2008. Serra chegou a pedir a Alckmin a permanência de alguns de seus secretários no governo, mas não foi atendido.

Além disso, a troca de comando em algumas pastas causou ruído entre relações de "serristas" e Alckmin.

Paulo Renato (Educação) pediu demissão antes de ser informado que não permaneceria no governo. À Folha Mauro Ricardo afirmou que soube da dispensa pelo jornal e só depois recebeu um telefonema de Alckmin: "Muitos outros [ex-secretários] nem isso tiveram".

ENCONTRO

Ontem, Kassab participou de missa em memória do ex-governador Orestes Quércia (PMDB), na Catedral da Sé. Sentou-se na primeira fila. Serra chegou atrasado e ficou ao lado dele. Também estavam lá Alckmin e o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB).

Ao final, Serra cumprimentou Alckmin e saiu para almoçar com Kassab.

"Não falamos de política. Todos sabem da minha relação com o Serra. Somos amigos", disse Kassab.

CONTRATOS

Questionado sobre a decisão de Alckmin de rever contratos firmados em sua gestão, Serra não respondeu.

Já Alckmin rechaçou o uso do termo "auditoria" para classificar a reavaliação dos negócios fechados na gestão Serra. "Não há nem haverá nenhuma auditoria. O que existe é um esforço permanente de ajuste fiscal", disse.

A divulgação da auditoria nos contratos ampliou o acirramento do clima entre "serristas" e "alckmistas" que teve início com a formação da equipe do novo governo.

Para políticos ligados a José Serra, a determinação de Alckmin é uma retaliação a uma atitude semelhante tomada pelo ex-governador.

Na primeira semana de mandato, em 2007, Serra determinou desde a revisão de contratos até o recadastramento de servidores, alegando a possibilidade de existirem funcionários-fantasmas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página