Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2011 - 14h54

Cidade do Paraná tem segundo prefeito cassado em dois anos

Publicidade

JEAN-PHILIP STRUCK
DE CURITIBA

O prefeito de Enéas Marques (503 km de Curitiba), Valmor Vanderlinde (PP), foi cassado pela Justiça Eleitoral do Paraná na quarta-feira (12) por suspeita de compra de votos.

Ele havia sido eleito em abril de 2010, em uma eleição suplementar, após seu antecessor ter sido afastado pelo mesmo crime.

O vice de Vanderlinde, Miguel Ferreira (PMDB), também foi cassado. A Justiça Eleitoral da comarca de Francisco Beltrão determinou ainda que o presidente da Câmara Municipal, Alceu Ramos (PP), assuma a prefeitura do município, que tem 6.000 habitantes.

Foi solicitado ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná que mais uma eleição suplementar seja realizada dentro de 30 dias. A defesa do prefeito pode recorrer da decisão.

De acordo com a denúncia, durante a campanha eleitoral um funcionário da prefeitura pagou R$ 450 para regularizar a documentação da motocicleta de um eleitor em troca de voto para Venderlinde.

A conversa entre o servidor e o eleitor foi gravada e o material foi usado como base para uma denúncia de uma coligação adversária.

Venderlinde foi eleito em abril de 2010 com 2.129 votos, contra 2.003 de Maikon Parzianello (PSDB), filho do prefeito anterior, Hélio Parzianello (PSDB), cassado em 2009.

Na eleição de 2008, Hélio Parzianello venceu Venderlinde por apenas quatro votos (2.010 contra 2.006).

A defesa de Vanderlinde disse que ele nega as acusações de compra de voto. Afirma que vai entrar com um pedido de liminar para suspender a sentença e que vai recorrer da decisão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página