Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 15h58

Ministério pune empresa investigada no esquema do mensalão

Publicidade

ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

O Ministério das Comunicações declarou inidôneas duas empresas aéreas de transporte de cargas que foram investigadas no escândalo do mensalão. A Skymaster e a Beta estão desde ontem impedidas de contratar com o serviço público por cinco anos.

A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União". No início da semana, os Correios já haviam aplicado a mesma pena à MTA Linhas Aéreas, neste caso por descumprir contrato.

Conforme a estatal, as duas empresas punidas agora não tem contratos em vigor com os Correios. Elas foram acusadas de fraudar licitação por meio de um termo de compromisso no qual a empresa perdedora se comprometia a subcontratar a outra para a realização de 50% dos serviços cada.

A fraude foi descoberta pela CPI dos Correios, criada em 2005 com o objetivo de investigar as denúncias de corrupção.

As duas empresas já haviam sido declaradas inidôneas pelo ministério em 2008 pela mesma razão, mas recorreram à Justiça alegando que não tiveram direito de defesa e conseguiram suspender o procedimento.

A Folha procurou as empresas, mas não conseguiu contato.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Beta teve renovado no ano passado, por mais dez anos, sua autorização para voar. Já a Skymaster não renovou o pedido e hoje está inoperante.

Os Correios informaram que atualmente têm contrato com as empresas Air Brasil, Rio Linhas Aéreas e Total.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página