Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2011 - 16h40

Maia registra candidatura e diz não estar surpreso com novos nomes

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Favorito na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS) já oficializou sua candidatura e disse não estar surpreso com os nomes lançados de última hora.

Além dele, Sandro Mabel (PR-GO), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) vão concorrer ao cargo. Alencar e Bolsonaro lançaram suas candidaturas apenas hoje.

"É bom para a democracia, para o debate e para o fortalecimento da Casa", afirmou Maia tentando mostrar tranquilidade.

Apesar da declaração, ele e alguns ministros da presidente Dilma Rousseff trabalharam incessantemente para que o petista fosse candidato único. Com mais nomes, aumentam as chances de a disputa ir para o segundo turno.

Maia conta com o apoio de 21 dos 22 partidos com representatividade na Câmara. Apenas o PSOL não está com ele.

Há um acordo entre todas as legendas também para os demais cargos da Mesa. Apesar disso, "como precaução", cinco blocos parlamentares se formaram. São eles: PT, PMDB, PP, PDT, PSC e PMN; PSDB e DEM; PSB, PTB e PC do B; PR, PRB, PT do B, PHS, PRTB, PRP, PTC e PSL; PV e PPS. Mais uma vez, apenas o PSOL ficou de fora.

"O seguro morreu de velho. Não vamos desrespeitar a proporcionalidade, mas se um o fizer, estamos preparados", disse o líder do PTB, Jovair Arantes (GO).

Blocos parlamentares têm os mesmos direitos do que um partido. A vantagem é que com mais deputados, eles poderiam escolher cargos na Mesa e presidências de comissões melhores.

As eleições na Câmara estão marcadas para as 18h desta terça-feira (1º).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página