Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2011 - 10h54

Crítica a ajuste fiscal faz Mantega cobrar explicação de Dirceu

Publicidade

CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO

O corte de R$ 50 bilhões no Orçamento explicitou as disputas internas do PT e dentro do governo de Dilma Rousseff. O anúncio fomentou uma fissura em plena comemoração dos 31 anos do PT.

Incomodado com o bombardeio do próprio partido, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a questionar o ex-ministro José Dirceu sobre a veracidade de críticas atribuídas a ele.

Na conversa, ocorrida durante a festa de aniversário, em Brasília, na quinta-feira, Dirceu negou que tenha reclamado do rigor do corte.

Segundo relato de Mantega a interlocutores, Dirceu disse que considerava adequados os critérios de redução de gastos promovidos pelo governo Dilma.

Horas antes, na reunião do Diretório Nacional do PT, o ex-ministro incentivou, porém, o partido a acompanhar com cuidado os cortes.

Segundo participantes, ele alertou para ameaça a programas sociais e obras. O risco seria o de sucumbir à tentação neoliberal.

Ainda de acordo com petistas, Dirceu reiterou avaliação feita na véspera de que o aumento da taxa de juros não pode ser encarado como único remédio para combater a subida da inflação.

Anteontem, Dirceu disse que viajará pelo país para se dedicar à discussão de temas econômicos e políticos com os filiados do PT

Segundo petistas, não é Mantega quem está na mira de Dirceu. Mas o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

DIRCEU X PALOCCI

Palocci, apontado como o patrocinador do ajuste fiscal, representa uma ameaça a Dirceu dentro do partido.

Sua sobrevivência como expoente político depende do enfraquecimento do chefe da Casa Civil.

Ao atacar Palocci, Dirceu repete a queda de braço protagonizada pelos dois no início do governo Lula.

Com uma grave diferença: fora do governo, Dirceu divide sua energia com a defesa no julgamento do mensalão.

Segundo aliados, Palocci se reconhece como real destinatário das críticas, mas não pretende reagir.

Na semana passada, a política econômica do governo foi alvo de reclamações do ex-presidente do PT e ex-ministro Ricardo Berzoini.

Após ocupar dois ministérios no governo Lula, Berzoini briga agora pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Segundo petistas, está contrariado com a forma de exoneração de seus indicados nos quadros do Banco do Brasil. Na reunião do diretório, Berzoini também fez críticas à política de juros.

Numa dura disputa com o grupo de João Paulo Cunha para a presidência da CCJ, Berzoini defendeu sua candidatura: "Aqui, nenhum grupo é menos governista que o outro", discursou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página