Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 12h22

Governo federal lança PAC da Mobilidade Urbana

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O governo federal lança nesta quarta-feira o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, no Palácio do Planalto, com a participação de mais de 200 autoridades, entre prefeitos, governadores e ministros, além de técnicos.

Antes mesmo do começo do evento, o Blog do Planalto já dava uma série de detalhes do novo braço do PAC, inclusive com entrevista do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), no Salão Nobre.

Segundo informações do Ministério do Planejamento, serão investidos R$ 18 bilhões (sendo R$ 12 bi por meio de financiamentos) para melhorar a infraestrutura de transporte público nas 24 maiores cidades brasileiras.

Hoje inicia-se a seleção de projetos para o desenvolvimento, por exemplo, de linhas de metrô, trens urbanos, VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), além de corredores exclusivos para ônibus.

A Presidência decidiu impedir o acesso da imprensa à solenidade de início da seleção de projetos para o PAC. Por volta das 12h, o evento, previsto para as 11h, ainda não havia começado e dezenas de rodas se formavam no Salão Nobre, no segundo andar do Palácio do Planalto.

No Salão Oeste do Palácio, onde será realizada a cerimônia, até mesmo uma área no fundo do salão tinha sido reservada aos jornalistas, inclusive com uma placa com a inscrição "imprensa". Um painel com a logomarca do programa também foi montado.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou, após reclamação de jornalistas, que a solenidade foi fechada à imprensa porque é "apenas uma reunião de trabalho".

A afirmação diverge de post do Blog do Planalto, que informou tratar-se de uma "cerimônia". O Ministério do Planejamento também divulgou o evento para a imprensa. Jornalistas que não fazem a cobertura diária da Presidência foram até o Planalto apenas para acompanhar a solenidade.

Antes descartada, agora existe a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff participar de parte da cerimônia. Pelo menos dois governadores participam da cerimônia --Agnelo Queiroz (DF) e Jaques Wagner (BA). Entre os ministros, estão presentes Miriam Belchior (Planejamento), Mario Negromonte (Cidades) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais).

Os municípios que serão beneficiados pelo PAC Mobilidade Urbana são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Manaus, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas, São Luís, Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Bernardo do Campo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página