Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 18h24

'PAC da miséria' não vai criar um novo programa, diz ministra

Publicidade

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BRASÍLIA

O plano de erradicação da pobreza a ser lançado pelo governo federal aprofundará a cobertura do Bolsa Família, e não criará um novo programa de transferência de renda, disse hoje a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social).

"Não existe nenhum questionamento em relação ao programa Bolsa Família. É um programa de sucesso, certamente o programa mais importante dessa envergadura no mundo. Nós não vamos lançar um outro programa", afirmou ela, após reunião em Brasília com secretários estaduais da área de assistência social.

De acordo com Campello, o plano, apelidado de 'PAC da Miséria', fará a revisão de "algumas ações [...], mas não no caso da transferência de renda".

"Nós vamos garantir, estamos estudando, como incorporar ainda algumas parcelas da população que estão fora do Bolsa Família. O cadastro [de beneficiários] tem que ser melhorado, aperfeiçoado."

A erradicação da miséria é uma prioridade do governo da presidente Dilma Rousseff e mote do novo slogan do governo federal --"País rico é país sem pobreza".

Para o plano, o ministério terá de decidir como definirá o que considera miséria. Segundo Campello, essa definição se liga à meta que o governo vai estipular para o plano. "Estamos conversando com vários atores, e vamos fazer uma proposta de meta, do que se considera o objetivo do governo a chegar em 2014."

ORÇAMENTO

Campello reafirmou a informação já dada pelo governo federal de que o Bolsa Família não terá nenhum tipo de contingenciamento, apesar do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento deste ano.

Gastos de custeio do ministério, no entanto, serão diminuídos. Ela não adiantou o tamanho exato do corte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página