Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2011 - 07h26

Secretário do Pará nega acusação e cita decisão do TRT

Publicidade

DE BELÉM

O governo do Pará declarou que manter no cargo o secretário Sidney Rosa (Projetos Estratégicos) não fere os princípios da carta compromisso contra o trabalho escravo, pois não há sentença que o declare culpado.

O governo também alegou que a Justiça Federal do Maranhão deve seguir a decisão de outro processo julgado no Tribunal Regional do Trabalho daquele Estado, decorrente da mesma fiscalização.

Em 2009, o desembargador James Magno Farias decidiu que houve trabalho degradante na fazenda de Rosa, mas não escravo, e impôs indenização de R$ 10 mil.
O secretário disse que espera esse caso transitar em julgado para apresentá-lo à Justiça Federal e se defender.

Rosa disse que a fazenda tinha boas condições de trabalho e os funcionários recebiam salário. Para ele, não há definição do que é trabalho escravo, brecha para a fiscalização classificar pequenas irregularidades dessa forma.

O secretário disse que a operação teve fins políticos, porque só o nome dele foi envolvido, apesar de a propriedade pertencer também a seu pai e a seu irmão. Negou ainda conhecer o "gato" José Pereira da Silva e disse que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paragominas não viu problemas na fazenda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página