Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2011 - 11h45

Dom Murilo toma posse como arcebispo primaz do Brasil

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
DE SALVADOR

O ex-arcebispo de Florianópolis dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, tomou posse na noite desta sexta-feira (25) como arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Ele substituiu d. Geraldo Majella Agnelo, que ficou 12 anos à frente do cargo.

Realizada na Catedral Basílica de Salvador, a cerimônia reuniu quase 2.000 pessoas, entre políticos, militares, membros do Judiciário, cardeais, bispos e fiéis. O papa Bento 16 foi representado pelo núncio apostólico d. Lorenzo Baldisseri.

Entre as autoridades presentes, estavam os governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), e o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP), além de cardeais como d. Cláudio Hummes e d. Odilo Pedro Scherer.

Foram instalados dois telões do lado de fora da igreja para que os fiéis pudessem acompanhar a cerimônia, que começou com uma procissão de padres que concelebraram a missa.

Em seu discurso, Krieger afirmou que "não é com pequena emoção que tomo posse na cidade que, além de ser a primeira diocese do Brasil [daí o título de primaz], presta em seu nome uma homenagem a Jesus Cristo".

Segundo o Vaticano, o novo primaz do Brasil irá administrar uma arquidiocese com cerca de 175 padres e 106 paróquias espalhada em 15 cidades. O primeiro compromisso de Krieger, 27º arcebispo de Salvador, será no domingo (27), durante a Caminhada Penitencial.

Em maio, ele participará da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, que ocorrerá em Salvador. O antecessor de Krieger, d. Geraldo Majella Agnelo, representará o papa na cerimônia.

Krieger nasceu no dia 19 de setembro de 1943 em Brusque (SC). Em 1964, ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e iniciou o curso de Filosofia. Cinco anos depois, foi ordenado padre.

Ele começou como padre em Taubaté (SP). Foi bispo em Ponta Grossa (PR) e em Florianópolis. Em 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá (PR) e, cinco anos depois, foi nomeado arcebispo de Florianópolis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página