Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2011 - 20h29

Cinzas de José Alencar serão levadas para Muriaé (MG)

Publicidade

DE SÃO PAULO

As cinzas do vice-presidente José Alencar serão depositadas em Itamuri, antigo distrito de Muriaé, onde ele nasceu há 79 anos.

Na tarde de hoje, seu corpo foi cremado no Cemitério Parque Renascer, em Contagem (MG), em uma cerimônia reservada a familiares.

O velório do vice-presidente foi visitado por mais de 4.500 pessoas nesta quinta-feira no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, segundo dados da Polícia Militar de Minas Gerais.

'Alencar foi muito mais que um vice, era mais forte que eu', diz Lula
Anastasia diz que Alencar 'deixou um exemplo muito grande'
'Nós todos sentimos muito', diz Dilma sobre Alencar
Leia especial sobre José Alencar
Veja galeria de fotos da despedida

Carlos Rhienck/Jornal Hoje em Dia/Folhapress
Corpo de Alencar já foi cremado no Parque Renascer, onde houve salva de 21 tiros de artilharia em homenagem
Corpo de Alencar foi cremado no Parque Renascer, onde houve salva de 21 tiros de artilharia em homenagem

No velório no Palácio do Planalto, em Brasília, o público foi de 8.100 pessoas, de acordo com o último balanço da Presidência da República.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que Alencar foi muito mais que um vice-presidente da República.

"Ele foi muito mais que um vice, era mais forte que eu", disse Lula durante o velório de Alencar no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.

Além de Lula, estiveram presentes no velório em Minas a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o senador tucano Aécio Neves, e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), entre outros.

Antes de chegar ao palácio, o corpo percorreu as avenidas Antonio Carlos, Afonso Pena e João Pinheiro, em Belo Horizonte, por cerca de 15 km e a cidade parou para acompanhar o cortejo. Na prefeitura, as bandeiras estão hasteadas a meio mastro em sinal de luto.

Na Base Aérea de Minas, o corpo de Alencar recebeu honras militares e foi conduzido até o palácio em uma viatura histórica, modelo de 1959, utilizada em eventos especiais, como o velório do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985.

No Palácio da Liberdade, ele foi recepcionado com honras militares.

Ontem, Lula e Dilma chegaram em Brasília juntos, a bordo do avião presidencial. A presidente tinha ido a Portugal acompanhar a entrega a Lula do título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página