Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2011 - 16h29

Melhora na nota do Brasil é reconhecimento da política econômica, diz BC

Publicidade

DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a melhora na nota de crédito do Brasil no exterior "é um reconhecimento da consistência da política econômica" e da melhora de seus fundamentos nos últimos anos.

Em nota, a instituição diz que esses resultados foram alcançados "por meio das políticas de metas de inflação, câmbio flutuante, acúmulo de reservas internacionais, responsabilidade fiscal e solidez do Sistema Financeiro".

"Esses bons fundamentos da economia brasileira proporcionam melhores condições para o crescimento sustentável e concorrem para a contínua queda no custo de financiamento do investimento que o país demanda e continuará a demandar nos próximos anos", diz o presidente do BC em nota.

"As boas notícias, contudo, não diminuem a determinação do Banco Central em continuar trabalhando para que os avanços obtidos até agora continuem a ocorrer em um ambiente econômico de estabilidade monetária e solidez financeira."

A agência Fitch Ratings elevou a nota soberana de crédito do Brasil de BBB- para BBB. É a primeira elevação desde maio de 2008, quando a Fitch reconheceu o Brasil como grau de investimento --espécie de selo de segurança para quem investe em títulos do país. Faltam ainda oito níveis para o nível máximo da agência, AAA.

Segunda a Fitch, a elevação da nota do Brasil reflete a elevação da capacidade de crescimento sustentável do Brasil para algo entre 4% e 5%. Para 2011, a agência projeta expansão de 4%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página