Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2011 - 13h24

OAB vai ao STF para definir validade da Ficha Limpa em 2012

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu ajuizar uma ação declaratória de constitucionalidade junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o Tribunal defina os termos da validade da lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012.

Para o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, é essencial que o Supremo se manifeste sobre a constitucionalidade dessa lei para que não haja mais insegurança jurídica ou dúvidas futuras sobre quem poderá ou não ser candidato.

No dia 23 de março, o STF anulou a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. O Supremo entendeu que a lei não poderia ser aplicada na última eleição devido ao princípio da anualidade.

A lei provavelmente valerá a partir das eleições de 2012, mas os ministros ainda irão analisar recursos que questionam se a lei é constitucional. Os ministros precisam avaliar, por exemplo, se é legal a determinação que torna inelegível candidatos cassados pela Justiça Eleitoral, com condenações por improbidade administrativa ou por um colegiado, mesmo que caiba recurso da decisão.

A partir dessa decisão os ministros poderão analisar individualmente os recursos apresentados pelos candidatos que foram barrados pela Justiça Eleitoral com base na norma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página