Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2011 - 07h46

Cortes no Orçamento atingem verbas da PF para operações

Publicidade

GUSTAVO HENNEMANN
FÁBIO FREITAS
DE SÃO PAULO

Os cortes no orçamento da Polícia Federal obrigarão o órgão a reduzir em 35% suas despesas, em relação a 2010, com deslocamento de policiais em operações.

Os cortes ocorrem devido ao contingenciamento de gastos do governo, anunciado em fevereiro.

Cortes de gastos paralisam patrulhamento da PF nos rios
Corte de verba na PF prejudica vigilância de fronteiras

Na semana passada, a Folha revelou que os cortes já prejudicam ações de combate ao narcotráfico e contrabando de armas na fronteira.

Conforme portaria assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os gastos com "diárias, passagens e locomoção" a partir do Funapol (Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades da PF) estão limitados a R$ 58 milhões em 2011.

O caixa do Funapol é usado para pagar o transporte, a hospedagem e a alimentação de policiais "em missão" ou "operações oficiais".

Ao longo de 2010, a PF gastou R$ 89,8 milhões do fundo para custear diárias, de acordo com o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal).

A redução de 35% foi calculada pela Folha a partir de dados fornecidos pela ONG Contas Abertas e não considera a inflação do período.

Procurada pela reportagem, a direção da PF afirmou que o órgão não se manifestará. O Ministério da Justiça não respondeu até a conclusão desta edição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página