Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2011 - 12h50

Dilma almoça com ministros para discutir 'restos a pagar'

Publicidade

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff almoça hoje no Palácio da Alvorada com os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais), Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento).

CNM admite que Dilma deve manter decreto dos 'restos a pagar'
Dilma vai oferecer simplificação de convênios a prefeitos
Governo decide pagar parte de verbas empenhadas no governo Lula

A pauta do almoço será "restos a pagar" de 2007 a 2009, os convênios firmados entre governo e municípios naqueles anos e ainda não repassados.

A presidente deve falar sobre os "restos" na abertura da Marcha dos Prefeitos, no fim da tarde de hoje. O tema é um dos principais assuntos do evento que reúne entre 2 mil e 4 mil prefeitos e vereadores em Brasília até quinta-feira.

Após a pressão dos deputados, o governo decidiu manter os repasses dos restos a pagar de 2007 e 2008 nos casos de obras já iniciadas. Para 2009, o prazo foi esticado até o final de junho.

O corte, entretanto, atingiu cerca de dois terços dos convênios. O governo optou pela política como parte do enxugamento de gastos no Orçamento. Segundo o Ministério da Fazenda, o valor acumulado dos restos de 2007 a 2009 é de R$ 15 bilhões. A Fazenda espera cortar R$ 10 bilhões.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, os prefeitos estão "em frangalhos" com o corte nos restos a pagar. E esperam uma sinalização de Dilma sobre o assunto hoje.

De acordo com a ministra Helena Chagas (Comunicação Social), Dilma está despachando hoje no Alvorada porque ainda convalesce da pneumonia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página