Publicidade
Publicidade
Governo terá de explicar à CGU contratação de empresas vetadas
Publicidade
FLÁVIO FERREIRA
SILVIO NAVARRO
DE SÃO PAULO
A CGU (Controladoria-Geral da União) vai cobrar informações de ministérios e órgãos do governo federal que fizeram pagamentos para empresas declaradas inidôneas pelo poder público. Os desembolsos foram revelados pela Folha na edição de segunda-feira.
De acordo com a Lei de Licitações, essas companhias estavam impedidas de manter contratos e receber valores da administração.
A controladoria afirmou que, "em caso de manutenção injustificada, recomendará a rescisão do contrato" aos entes públicos que pagaram às empresas inidôneas.
Os órgãos podem manter as contratações nos casos em que a interrupção dos serviços é mais danosa ao interesse público que sua continuidade, segundo a CGU.
A reportagem da Folha mostrou que um grupo de 46 empresas recebeu R$ 141 milhões em contratos públicos de janeiro de 2010 a abril deste ano. A chamada "lista suja" da CGU possui 4.200 pessoas físicas e jurídicas.
Desse grupo, quatro aparecem como inidôneas na relação --BSI Informática, Acesso, Aliança e Sigma. Uma quinta empresa, a Fortesul, que recebeu R$ 35 milhões no período, foi reabilitada pela CGU em 28 de abril, após cumprir dois anos de punição, e foi tirada da lista.
A CGU informou que seu cadastro é mais amplo que o do Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) do governo federal, o mais tradicional banco de consulta, pois este só traz punições de órgãos federais.
Porém, apenas 12 Estados já encaminharam à CGU dados relativos às empresas inidôneas, segundo o órgão. Essa comunicação é importante porque uma empresa punida em âmbito estadual não pode receber da União, de acordo com a lei.
+ Canais
+ Notícias em Poder
- Governo sugere reduzir alíquota da Previdência de 20% para 14%
- Ministro diz que ataques a Ana de Hollanda 'não estão frutificando'
- Após impasse, PSDB-SP decide manter secretário-geral
- Serra defende 'oposição de qualidade' e descarta ida para PSD
- Sarney evita acordo com prefeitos sobre veto dos royalties
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Relembre Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Marqueteiro revela bastidores das relações entre política e mídia
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
- Ala do PSB resiste a Haddad e ameaça vaiar petista em evento
+ Comentadas
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV