Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2011 - 16h26

Senadora da base diz que assinará pedido de CPI sobre Palocci

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Integrante da base de apoio da presidente Dilma Rousseff, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) anunciou nesta segunda-feira que vai assinar o pedido de instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Com a adesão da senadora, a oposição conseguiu reunir até agora 20 das 27 assinaturas para que a comissão seja instalada.

Há também a promessa da 21a. assinatura do senador Itamar Franco (PPS-MG), que está em tratamento em São Paulo depois de ser diagnosticado com leucemia.

A senadora disse que não ficou satisfeita com as explicações de Palocci sobre sua evolução patrimonial nos últimos quatro anos. Também afirmou que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está "demorando muito" para se posicionar sobre o caso --por isso decidiu defender a CPI.

"Eu esperava algo que me convencesse, mas o ministro não deu explicações. Minha atitude é de independência em relação ao governo. Eu confio que a presidente Dilma está tendo dificuldades, mas que tenha autoridade e capacidade para resolver o problema o mais rápido possível."

Ana Amélia disse esperar que a decisão de assinar a CPI não interfira na sua relação "institucional" com o Palácio do Planalto. "Não tenho cargos no governo, apenas pedidos institucionais. Tenho independência."

A senadora cobrou que a presidente tome decisões de forma independente, sem "preservar amigos" no cargo. "Quando a situação está neste nível, o poder não tem amigos. Tem que ser exercido de forma impessoal."

Na base governista, os senadores Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) e Roberto Requião (PMDB-PR) já haviam assinado o pedido de instalação da CPI. Os dois, porém, integram o chamado grupo de "independentes" do PMDB no Senado --ao lado do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que promete esperar a decisão do procurador-geral da República sobre o caso para decidir se vai assinar o pedido.

"Eu espero o procurador, confio no procurador", afirmou Simon. O peemedebista disse esperar que Gurgel decida esta semana se vai instaurar inquérito para investigar Palocci.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página