Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2011 - 17h55

Dirceu defende prefeito de Campinas e ataca vereadores tucanos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ex-ministro José Dirceu (PT) atacou nesta sexta-feira as investigações contra a Prefeitura de Campinas que apura suspeitas sobre um esquema de fraude em licitações envolvendo a Sanasa (empresa mista de tratamento de água e esgoto da cidade).

Dirceu afirmou em seu blog que a operação, que chegou a prender 22 suspeitos preventivamente, é "mais um exemplo de uso político de investigações do Ministério Público de São Paulo, de objetivos eleitorais e ação política travestidos de luta pela ética".

O petista defendeu o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o dr. Hélio (PDT), que não é mencionado nas investigações do Ministério Público, mas é alvo de uma comissão processante na Câmara dos Vereadores.

Dirceu citou a entrevista concedida pelo prefeito ao jornal "O Estado de S. Paulo", em que dr. Hélio se defende das acusações da oposição e afirma que "essa comissão processante tem um intuito motivacional político".

Dr. Hélio teve o seu afastamento, durante as investigações votado na Câmara na última quarta-feira (15), mas a medida só conseguiu 16 dos 22 votos necessários para aprovar o pedido. Para Dirceu, esse é "um caso exemplar de abuso de autoridade, de prisões preventivas desnecessárias e ilegais, de coação, de ameaças e chantagens políticas por parte de vereadores ligados ao governo tucano de São Paulo".

Ele afirmou ainda que, "o pior de tudo, [é] mais um caso de encobrimento de denúncias contra o PSDB e de envolvimento do PT sem provas e evidências". Em 28 de maio, a promotoria iniciou uma investigação paralela para apurar se um empresário amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava envolvido no esquema.

As investigações do Ministério Público apontaram como mandante da quadrilha a ex-chefe de gabinete da prefeitura, Rosely Nassim Santos. Ela é a primeira-dama de Campinas e foi defendida publicamente por dr. Hélio mais de uma vez, em seu perfil no Twitter.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página