Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2011 - 20h54

Professora é investigada por apoiar prefeito de Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Uma professora que levou alunos de uma escola estadual de Campinas para uma manifestação de apoio ao prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos, o dr. Hélio (PDT), terá a conduta investigada pela Diretoria Regional de Ensino.

Dirceu defende prefeito de Campinas e ataca vereadores tucanos

Os estudantes foram vistos uniformizados em frente à Câmara Municipal na última quarta-feira (15), quando os vereadores votaram um pedido de afastamento do prefeito.

Dr. Hélio é investigado por uma comissão processante, que apura seu possível envolvimento com um suposto esquema de fraude de licitações e desvio de verbas na prefeitura que já vem sendo investigado pelo Ministério Público. A comissão pode recomendar a cassação do prefeito.

A votação de quarta registrou 16 votos favoráveis ao afastamento de dr. Hélio, 15 contrários e duas abstenções. Para afastá-lo, eram necessários 22 votos, dois terços do total de vereadores.

Durante a sessão, o público ficou dividido. De um lado, manifestantes a favor e, de outro, pessoas contra o prefeito.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação, nem a Diretoria Regional de Ensino de Campinas nem a direção da Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira autorizaram o transporte dos alunos até a Câmara.

A secretaria disse que a participação dos alunos, fora do horário de aula, ocorreu por iniciativa de uma das professoras da escola. O fato está sendo apurado.

Na próxima segunda-feira (20), o vereador Petterson Prado (PPS) irá entrar com representação junto ao Ministério Público para que sejam investigadas essa e outras denúncias de arregimentação para protestos em favor do prefeito.

De acordo com a assessoria jurídica do vereador, nesta sexta-feira (17) foram reunidas provas e depoimentos de pessoas que afirmaram terem recebido até R$ 30 para comparecer à sessão e se manifestar favoravelmente a dr. Hélio.

A assessoria disse que não sabe quem pode ter feito os pagamentos, mas que isso deverá ser apurado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página