Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 08h38

Acusado de desvio de verba, Rainha diz ser alvo de 'perseguição'

Publicidade

DE SÃO PAULO

O líder sem-terra José Rainha Jr., preso na quinta-feira (16) em Presidente Prudente (a 558 quilômetros de São Paulo), disse que é alvo de perseguição por ser militante da reforma agrária no país, segundo seu advogado.

Central condena criminalização de movimentos após prisão de Rainha
Operação prende servidora do Incra, José Rainha Jr. e mais 7

José Rainha está numa cela na sede da Polícia Federal, em São Paulo. A prisão é temporária. Ele e mais oito pessoas foram detidas na Operação Desfalque, da PF. O grupo é acusado de desvio de verbas, extorsão, estelionato e extração ilegal de madeira.

O advogado de José Rainha, Aton Fon Filho, afirmou que vai entrar hoje com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal e disse que seu cliente está tranquilo.

"Ele está confiante de que o tribunal concederá o habeas corpus e que isso [a prisão] é parte das perseguições históricas contra militantes que defendem a reforma agrária."

A prisão decorre de uma investigação que apontou o uso de associações civis para o desvio de verbas federais destinadas a assentamentos na região do Pontal do Paranapanema (SP). A polícia apura irregularidades em repasses que somam R$ 5 milhões.

Expulso do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) em 2007, José Rainha continuou comandando invasões de terras com a bandeira do movimento.

Alan Marques - 19.jan.2002/Folhapress
Líder sem-terra José Rainha Jr. é preso acusado de desvio de verbas
Líder sem-terra José Rainha Jr. é preso acusado de desvio de verbas
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página