Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2011 - 19h57

Blog de jornalista do PR volta à ativa, mas sem falar de Beto Richa

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Depois de dois meses fora do ar por causa de uma ordem judicial, o blog do jornalista paranaense Esmael Morais voltou ao ar nesta quarta-feira (22), mas sem falar do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e de sua família.

Após pedido do governador do PR, blog de jornalista sai do ar

Danilo Verpa/Folhapress
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) processa jornalista por injúria e difamação
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) processa jornalista por injúria e difamação

O blog estava desativado desde o dia 7 de abril por decisão da Justiça, que atendia a um pedido da defesa de Richa. Era a quarta vez que a Justiça ordenava a retirada do site do ar.

O tucano processa o blogueiro por danos morais desde as eleições do ano passado, quando Morais postou um vídeo que comparou Richa a Adolf Hitler. A Justiça considerou que o jornalista tinha uma "conduta ofensiva" em relação ao governador.

Para a defesa de Beto Richa, a maioria dos posts de Morais tem como objetivo difamar e injuriar o governador. O blogueiro nega. "Eu discuto políticas públicas, faço comentários sobre os acontecimentos locais. Não me interesso por questões pessoais de quem quer que seja", disse.

A decisão de colocar o site na ativa novamente foi tomada pela defesa do blogueiro, com base num despacho do juiz Antonio Ivair Reinaldin, publicado no "Diário da Justiça" de hoje.

Apesar de o despacho negar pedido de Morais para que o blog voltasse ao ar, o advogado do blogueiro, Guilherme Gonçalves, entendeu que o juiz permite que o site fale de qualquer outra coisa que não seja relacionado a Beto Richa.

O trecho da decisão a que se refere o advogado é: "O agravante [Esmael Morais] foi impedido de veicular matéria ofensiva com relação ao agravado [Beto Richa], tão somente". Para Gonçalves, isso sustenta a volta do blog. "Não ganhamos nada ainda, só interpretamos a decisão", disse o advogado.

A defesa de Richa informou que não interpreta o despacho de hoje como "autorizador" da retomada do blog, porque as decisões que determinaram a retirada do site do ar continuam valendo. Os advogados do governador ainda não sabem se irão tomar providências para retirar o blog do ar novamente ou não.

A ação originária do caso, em que Richa pede indenização por danos morais contra o blogueiro, ainda não foi julgada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página