Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2011 - 20h57

Prefeito de Campinas critica tratamento desigual de promotores

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o dr. Hélio, publicou nesta quarta (22) mensagens no Twitter afirmando que as investigações feitas pelo Ministério Público de São Paulo têm "dois pesos e duas medidas".

Ele se referia às apurações de promotores sobre um suposto esquema de fraude em licitações em sua administração e a um outro caso, no qual são investigados pagamentos irregulares a médicos de hospitais de Sorocaba (99 km de São Paulo) ligados ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo dr. Hélio, a operação da última quinta-feira (16), que prendeu 12 pessoas suspeitas de desviar recursos públicos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, "não gerou prisões ou humilhações ao secretário", em referência ao ex-secretário estadual de Esporte, Jorge Pagura.

Ele deixou o cargo após ser envolvido no esquema, no qual médicos recebiam por plantões jamais realizados, conforme o Ministério Público. A suspeita é de um desvio de R$ 1,8 milhão em três anos.

A promotora Maria Aparecida Castanho afirmou que irá pedir à Procuradoria-Geral de Justiça que investigue as suspeitas contra Pagura.

Em Campinas, o Ministério Público denunciou 22 empresários e agentes públicos, entre eles a mulher do prefeito e ex-chefe de Gabinete Rosely Nassim Santos, e o vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT).

A suspeita é de formação de quadrilha, que seria chefiada por Nassim, para cobrança de propina e direcionamento de licitações de obras e serviços. Todos negam participação no esquema.

Na mesma mensagem, dr. Hélio, perguntou: "governador foi vítima de com [comissão] processante?".

Após o caso de Campinas vir a público e com o argumento de que dr. Hélio foi negligente e teria responsabilidade sobre o esquema, foi instaurada na Câmara Municipal uma comissão processante que pode resultar na cassação do prefeito.

Na última quarta-feira (15), foi rejeitado o pedido de afastamento do prefeito enquanto durem os trabalhos da comissão. Eram necessários 22 votos favoráveis, mas a proposta obteve 16, além de 15 contrários e duas abstenções.

Também no Twitter, dr. Hélio afirmou que "há rumores na Câmara" de que vereadores que votaram com o governo estariam sofrendo coação por parte da oposição. Ele diz: "Denunciem! Poder Legislativo é poder Constitucional!".

Para o vereador Valdir Terrazan (PSDB), não há nenhuma evidência de que isso esteja acontecendo. "O prefeito está delirando, só faltava agora ele querer mandar na consciência do cidadão campineiro, que foi vítima de tramoia com dinheiro público e agora não pode julgar vereadores", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página