Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2011 - 14h08

Mesmo com alta nos juros, inflação deve passar de 4,5% em 2012

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

Apesar da piora nas previsões de inflação do Banco Central, a instituição avalia que aumentou a possibilidade de que essas estimativas melhorem nos próximos meses.

As novas projeções do BC mostram que a inflação não alcançará o centro da meta em 2012, de 4,5%, nem com o aumento nos juros previsto pelo mercado para julho.

BC mantém projeção de crescimento, mas vê inflação maior

De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quarta-feira, as estimativas de inflação subiram de 5,6% em março para 5,8% para 2011.

Para 2012, há três projeções. Considerando a manutenção do dólar em R$ 1,60 e dos juros em 12,25% ao ano, a estimativa passou de 4,6% para 4,8%. Com juros em 12,50% ao ano e dólar de R$ 1,69, a inflação ficaria em 4,9%. Com juros mais altos e dólar no patamar atual, cairia para 4,7%.

Apenas no fim do primeiro semestre de 2013, projeção mais distante divulgada pelo BC, a inflação estaria no centro da meta.

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, afirmou que a revisão para cima se deve à inflação acima do esperado nos últimos meses, ao crescimento da economia acima do esperado e há piora nas expectativas do mercado financeiro. Afirmou, no entanto, que não vê descontrole da inflação.

"Não há cenário de descontrole da inflação. Essa possibilidade está totalmente descartada."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página