Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2011 - 19h19

Dilma manda CGU investigar Ministério dos Transportes

Publicidade

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

A CGU (Controladoria-Geral da União) informou em nota que, por determinação da presidente Dilma Rousseff e solicitação do Ministério dos Transportes, fará "análise aprofundada e específica em todas as licitações, contratos e execução de obras que deram origem às denúncias recentes sobre irregularidades no âmbito do Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados".

Senadores do PR saem em defesa do ministro dos Transportes
Aécio cobra 'investigação profunda' no Ministério dos Transportes
Dilma decide manter Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes
Governador da BA diz que Dilma confia em ministro

A nota reconhece que a área tem um histórico de irregularidades no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Mas, segundo o texto, "a CGU pode testemunhar o esforço de melhoria que vem tendo lugar, nos últimos anos, na gestão da autarquia".

Entre as mudanças está a redução do número de obras sob responsabilidade do departamento que foram paralisadas por recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União). Segundo a CGU, em 2007, 40 obras foram interrompidas. Até junho deste ano, nenhuma parou por causa de irregularidades.

Ainda segundo a CGU, pelo menos 18 Processos Administrativos Disciplinares e sindicâncias instauradas já foram instauradas contra 30 dirigentes e servidores da área.

DEMISSÕES

Após reportagem da revista "Veja" no fim de semana sobre suposto esquema envolvendo servidores do Ministério dos Transportes e de órgãos ligados à pasta em superfaturamento de obras e recebimento de propina de empreiteiras e consultorias, o ministro Alfredo Nascimento, presidente licenciado do PR, afastou a cúpula do ministério.

Sua permanência não estava assegurada e dependia do encontro com a presidente. Dilma decidiu, nesta segunda-feira, manter o ministro no governo.

Segundo a assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto, a presidente pediu que Nascimento conduza as investigações do suposto esquema envolvendo servidores do ministério e de órgãos ligados à pasta em superfaturamento de obras e recebimento de propina de empreiteiras e consultorias.

De acordo com assessores, o governo "reitera apoio ao ministro". "O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento. O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes."

OPOSIÇÃO

Senadores da oposição, no entanto, defenderam nesta segunda-feira a demissão do ministro.

"A presidente deu um passo, mas não é o suficiente. O fato exige o afastamento do ministro até os esclarecimentos. Tudo isso é consequência do loteamento de cargos entre partidos", disse o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou que o esquema de corrupção no ministério é anterior à posse da presidente Dilma, por isso a petista deveria afastar Nascimento --que assumiu o cargo na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Todo mundo sabe desse esquema, que inclui até pagamento de mensalão. Não vejo outra maneira a não ser o afastamento de toda a cúpula [do ministério] incluindo o próprio ministro", disse o peemedebista.

A oposição também apresentou nesta segunda-feira pedido de convocação de Nascimento na Comissão de Infraestrutura do Senado para explicar as denúncias. DEM e PSDB querem ouvir ainda o diretor-geral afastado do Dnit, Luiz Antônio Pagot, para falar sobre as denúncias.

Em outra ofensiva, a oposição vai tentar instalar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar denúncias de irregularidades no Dnit. No ano passado, o senador Mário Couto (PSDB-PA) reuniu assinaturas para instalar a comissão --mas ela acabou arquivada sem sair do papel.

"O senador vai voltar a colher assinaturas para a instalação da CPI e terá apoio total do partido", afirmou Dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página