Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2011 - 14h38

Dilma volta a defender construção de hidrelétricas

Publicidade

KÁTIA BRASIL
ENVIADA ESPECIAL A PORTO VELHO

A presidente Dilma Rousseff defendeu, em visita à usina de Santo Antônio nesta terça-feira (5), a construção de hidrelétricas como fonte de energia limpa e não poluente. Sem citar a usina de Belo Monte, criticada por ambientalistas por desviar o curso do rio Xingu, no Pará, a presidente disse que o Brasil é um país diferente por ter condições de construir hidrelétricas sem poluir o meio ambiente.

"Não somos iguais aos outros grandes países do mundo, porque temos imensa capacidade de termos potenciais hidrelétricos como esse aqui de Santo Antônio e, além disso, de sermos capazes porque temos consciência para usarmos esse potencial claramente em prol do meio ambiente também. Por que em prol do meio ambiente? Porque quando você não tem usina hidrelétrica, quando não se tem no país essa fonte de energia que é hidrelétrica, o que se usa no lugar? Se usa energia nuclear e energia térmica, de óleo diesel ou de qualquer derivado de petróleo. Isso significa que você está poluindo de uma forma inimaginável a natureza ou colocando em risco a própria vida da população."

O evento marcou o processo de desvio do rio Madeira, etapa de construção da usina que antecede o enchimento do reservatório, permitindo os testes da turbinas e geração de energia a partir desse ano.

A presidente chegou na usina de helicóptero, por volta das 10h. Após o evento, seguirá para a assinatura de decreto de transposição de servidores estaduais de Rondônia para o serviço público federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página