Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2011 - 18h49

Assembleia do PR elege amigo de governador para TCE

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Dois meses depois de afastarem o irmão do ex-governador Roberto Requião (PMDB) do TCE (Tribunal de Contas do Estado), os deputados estaduais do Paraná elegeram nesta terça-feira o atual procurador-geral do Estado e amigo do governador Beto Richa (PSDB), Ivan Bonilha, como o novo conselheiro do órgão.

Bonilha é ex-advogado de Richa e era o candidato preferido do tucano. Ele ganhou 34 dos 54 votos --precisava de, no mínimo, 28 para se eleger. O segundo colocado, o deputado Augustinho Zucchi (PDT), teve 18.

O resultado da votação de hoje decorre de um empenho do governo Richa, que pretendia marcar assento no TCE, responsável por fiscalizar as contas do Executivo.

O secretário do Trabalho de Richa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), chegou a pedir licença do cargo ontem e voltou à Assembleia --onde era deputado--, para fazer peso no bloco pró-Bonilha.

Romanelli já confirmou que irá regressar ao Executivo dentro de alguns dias.

INCERTEZA

A vaga a ser ocupada por Bonilha era de Maurício Requião, irmão do ex-governador Roberto Requião e desafeto político de Richa.

Ele assumiu a vaga, também por escolha da Assembleia, durante o governo do peemedebista, em julho de 2008, mas foi afastado por decisão da Justiça no ano seguinte.

A eleição de Maurício ainda está sendo contestada na Justiça, mas foi anulada há dois meses pela Assembleia Legislativa, onde Richa tem ampla maioria.

Como o processo que julga a eleição de Maurício ainda não foi encerrado, é possível que ele volte ao TCE. Por isso, apesar da votação de hoje, o futuro do posto ainda é incerto.

O nome de Bonilha ainda será "referendado" pelo governador, que precisa baixar um decreto confirmando a escolha da Assembleia. Só então será definida a data de posse do novo conselheiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página