Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2011 - 17h17

Ministro do Trabalho falta a depoimento em Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o presidente estadual do PT, Edinho Silva, faltaram à sessão da Câmara Municipal de Campinas (SP) onde iriam depor nesta segunda-feira (18) como testemunhas de defesa do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o dr. Hélio (PDT).

O prefeito é alvo de um processo de cassação aberto pelos vereadores de oposição após o Ministério Público denunciar à Justiça um esquema de corrupção supostamente comandado pela mulher de dr. Hélio, a ex-chefe de gabinete Rosely Nassim Santos.

De acordo com os promotores, servidores públicos --alguns nomeados pelo prefeito-- atuavam em benefício de determinadas empresas que se comprometiam em pagar propinas para vencer licitações ou obter alvarás. Além da primeira-dama, que nega envolvimento no caso, foram denunciadas 21 pessoas.

Em justificativa encaminhada à comissão processante, Lupi disse reconhecer "a idoneidade moral e reputação ilibada" de dr. Hélio e também que todas as informações divulgadas até agora "não apontam o envolvimento do prefeito dr. Hélio em qualquer ato de irregularidade administrativa".

O ministro informou, no entanto, que devido a compromissos "imprevistos e inadiáveis" não pode comparecer à Câmara. Lupi e o ministro do Esporte, Orlando Silva, foram indicados como testemunhas por conhecerem o trabalho de dr. Hélio, segundo o advogado do prefeito.

Já o presidente estadual do PT disse que não pode estar em Campinas porque nesta segunda ocorre a reunião da Executiva Estadual do partido, mas se colocou à disposição para agendar nova data.

No dia 29 de junho, a comissão processante ouviu o próprio prefeito, que negou saber de qualquer esquema de corrupção e afirmou ter tomado todas as medidas cabíveis em situações de irregularidades. Dr. Hélio afirmou também que acredita na inocência de sua mulher.

Também foram ouvidos em junho três testemunhas de acusação indicadas pelo autor do pedido de impeachment, o vereador Artur Orsi (PSDB), e três testemunhas de defesa.

Nesta segunda, prestou depoimento apenas o deputado federal Guilherme Campos, que anunciou a saída do DEM para o PSD. Ele foi vice-prefeito na primeira administração de dr. Helio (2005-2008).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página