Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2011 - 16h45

Lula compara custo social de mendigo com o do agricultor

Publicidade

PEDRO LEAL FONSECA
DE SALVADOR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (21) que custa mais caro manter um "mendigo na cidade" do que um "trabalhador no campo" ao discursar para pequenos agricultores da Bahia, com quem se encontrou em Salvador.

Ovacionado pela plateia, Lula falou sobre o Plano Safra e sobre a pobreza no Brasil. "Custa mais caro o trabalhador deixar o campo e virar mendigo na cidade do que a gente manter o trabalhador no campo", disse Lula.

Lula foi chamado de "eterno presidente do Brasil" por representantes dos agricultores.

Ele falou por mais de 15 minutos em evento que reuniu também o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Alfredo Florence.

Na ocasião, o ex-presidente foi homenageado e as autoridades anunciaram o Plano Safra da Agricultura e Pecuária da Bahia, que deve distribuir cerca de R$ 4,2 bilhões em incentivos para o setor agrário.

"Eu tenho viajado o mundo, já percorri mais de 20 países desde janeiro, e tenho mostrado o que aconteceu aqui no Brasil. Tenho orgulho de dizer que você dá R$ 10 na mão de um pobre e que isso se transforma em comida. Mas dá um milhão a um rico, e isso vai para a conta bancária", disse.

Lula deixou o local antes do final do evento, protegido por seguranças, e não falou com a imprensa. O ex-presidente seguiu de Salvador para Pernambuco.

Em sua visita à Bahia, que começou nesta quarta (20), Lula tem evitado falar com a imprensa. O ex-presidente respondeu a poucas perguntas e foi evasivo ao falar sobre o governo Dilma Rousseff durante a visitas a Santo Amaro e Feira de Santana.

No final da noite de quarta, em um evento da base do governo de Jaques Wagner, em Salvador, Lula se recusou a falar com os jornalistas e disse que "em evento oficial do governador, ele é quem fala".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página