Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2011 - 18h04

Tarso diz que problema no Ministério dos Transportes 'tem 20 anos'

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse nesta segunda-feira que os problemas no Ministério dos Transportes "têm 20 anos" e que existe uma "instabilidade política muito grande" dentro da pasta.

Ele falou que, como ministro da Justiça no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a investigar as irregularidades nos Transportes.

Pagot cancela férias e pede demissão da diretoria do Dnit
Dnit funciona com apenas dois diretores
Propina financiou até amante, diz inquérito
Veja a cronologia da crise

"Todo mundo sabe que é um problema que tem 20 anos dentro daquele órgão. É muito bom que a presidenta [Dilma] tenha modificado todo mundo", disse o governador.

Nesta segunda-feira, pediu demissão o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes), Luiz Antonio Pagot.

Tarso defendeu também o petista Hideraldo Caron, que deixou o ministério na sexta-feira (22). Disse que foi "muito boa" a opção pela exoneração, "até para não misturar o joio com o trigo".

MICROAMIZADES

Mais cedo, em solenidade de lançamento de um programa do governo gaúcho, Tarso disse, ao falar sobre transparência nos órgãos públicos, que o Estado é organizado "para trabalhar na manutenção de privilégios". Ele não citou nenhum órgão específico.

"Criam-se nichos de poder na estrutura do Estado, invisíveis para a sociedade, e que apela à microinfluência, ao microfisiologismo, à microamizade em um determinado nicho, para fazer transitar suas relações, o que vai corroendo a eficácia do Estado."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página