Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2011 - 19h05

Dilma e Cristina vão fazer história, diz Lula em Brasília

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a inauguração da nova sede da embaixada da Argentina em Brasília, nesta sexta-feira, para distribuir afagos às presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner (Argentina). Segundo Lula, as gestões de Dilma e Cristina deixaram tanto ele e quanto o ex-presidente argentino Nestor Kirchner "bem pequenos".

Lula falou de improviso. Ficou emocionado ao lembrar do colega argentino. Disse que "é um cristão que acredita que quando o corpo se vai, há uma outra vida". "E o Kirchner agora deve estar pensando: pobre de mim e de Lula porque a Dilma e a Cristina vão fazer história na América do Sul e na América Latina", afirmou.

No discurso, o ex-presidente disse que mulheres são mais respeitadas no poder.

"Faço parte de uma geração que tem que agradecer a Deus porque não se imaginava que as duas maiores nações da América do Sul fossem presididas por duas mulheres. Não porque são mulheres, mas porque são militantes especiais, com perfil ideológico definido, porque sabem para quem estão governando e porque sabem que as duas juntas têm muito mais forças e vão deixar eu e o Kirchner bem pequenos (sic)."

Lula voltou a defender indiretamente a reformulação do Conselho de Segurança da ONU --uma de suas principais bandeiras.

"Eu tenho certeza que as duas juntas no G20 vão mudar um pouco a política mundial, geopolítica do Conselho de Segurança da ONU e a geopolítica comercial", disse.

Ao deixar o evento, o ex-presidente foi questionado por um repórter argentino sobre a reeleição de Cristina. Lula brincou para dizer que aposta na reeleição dela. "Meu coração é argentino, estou pensando em mudar meu título para a Argentina."

AUTOESTIMA

Em sua declaração, Dilma lembrou as reuniões que manteve ao longo do dia com a colega argentina, repetiu a importância de intensificar as relações comerciais e disse que é importante a autoestima de brasileiros e argentinos no atual cenário internacional, que enfrenta problemas financeiros.

A presidente afirmou que o encontro iria ser fechado com chave de ouro pela beleza e porte da embaixada, compatível com a relação do Brasil com a Argentina. O prédio suntuoso tem 4.000m e fica no setor de embaixadas da Capital Federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página