Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2011 - 12h04

Comissão do Senado aprova convite para ouvir ministro dos Transportes

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira convite para o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) explicar as denúncias de corrupção na pasta que resultaram no afastamento do ex-ministro Alfredo Nascimento.

A oposição queria convocar o ministro, mas acabou convencida por líderes governistas para transformar o pedido em convite --o que desobriga Passos a comparecer ao Congresso para se explicar.

Com a mudança, o requerimento foi aprovado por unanimidade pela comissão --que ainda não marcou a data do depoimento. A expectativa é que Passos fale aos senadores na próxima quinta-feira.

A aprovação de convites faz parte da estratégia da presidente Dilma Rousseff para que os ministros responsáveis por pastas onde há denúncias de corrupção prestem esclarecimentos ao Congresso --sem o desgaste de serem convocados.

Passos é o primeiro ministro a ser convidado a depor no Senado, enquanto na Câmara cinco integrantes do primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff foram chamados a esclarecer as denúncias --todos também por convites.

Integrantes da oposição elogiaram a disposição dos ministros em prestarem depoimento, mesmo sem serem convocados. "Isso mostra a nova postura do governo", disse o senador Cyro Miranda (PSDB-GO).

PETRÓLEO

A Comissão de Infraestrutura também aprovou requerimento que convida o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, para esclarecer denúncia da revista "Época" que revelou a existência de um esquema de cobrança de propinas dentro do órgão.

Segundo a revista, a advogada Vanusa Sampaio, que representa companhias do ramo, foi procurada por dois assessores do órgão em 2008.

A oposição tinha como objetivo convocar o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para esclarecer as denúncias, mas o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) retirou o pedido depois que o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) disse que a ANP é autônoma --por isso não era necessária a presença do ministro.

Na semana que vem, a comissão vai votar requerimento para convidar o ministro Mário Negromonte (Cidades) para também explicar denúncias de que a pasta libera recursos para obras classificadas como irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e que age a favor de empresas que, juntas, doaram cerca de R$ 15 milhões em 2010 para campanhas eleitorais do PP, partido que comanda o ministério.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página