Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2011 - 18h44

Sindicato apoia MP que muda tributação sobre cigarros

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Sindifumo-SP, associação que representa as pequenas indústrias fumageiras de São Paulo, divulgou nota nesta quinta-feira comentando as mudanças que o governo promoveu na tributação do cigarro. Segundo o texto, a entidade recebeu a novidade "com otimismo".

O "Diário Oficial" da União publicou nesta quarta-feira (3) uma medida provisória que pode aumentar a carga tributária do cigarro dos atuais 60% para 81%.

Segundo o Sindifumo-SP, a medida configura "ponto de partida para um novo ciclo virtuoso e de legitimidade para o setor fumageiro", entendendo que a medida "trará inclusão e recuperação à pequena indústria nacional de cigarros, neutralizando as antes desiguais vantagens competitivas no setor e encerrando os questionamentos junto ao Poder Judiciário".

A entidade afirmou ainda que vai acompanhar a regulamentação da medida, que prevê a alteração da alíquota do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) incidente sobre cigarros. O valor da alíquota cobrada por maço e o percentual do tributo, no entanto, será definido pelo ministro Guido Mantega (Fazenda).

Para o Sindifumo-SP, tanto a alteração da alíquota quanto o estabelecimento de preço mínimo --a ser definido por decreto-- "são medidas vitais que necessitam de correta fiscalização".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página