Publicidade
Publicidade
Celso Amorim diz que será 'mais cuidadoso com as palavras'
Publicidade
LUIZ CARLOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE JOÃO PESSOA
Em palestra na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), nesta sexta-feira, em João Pessoa (PB), o ex-chanceler Celso Amorim afirmou que terá que ser "mais cuidadoso com as palavras" no Ministério da Defesa.
Amorim foi convidado para assumir a pasta no lugar de Nelson Jobim, demitido após uma série de declarações polêmicas. "Eu já não posso falar como um ex-ministro das Relações Exteriores. Terei que ser mais cuidadoso com as palavras para não me comprometer", disse Amorim na palestra.
| Leonardo Munhoz/Mandel Ngan/Efe/France Presse |
![]() |
| Celso Amorim (à dir.) substituirá Nelson Jobim (à esq.) no Ministério da Defesa; a posse deve ocorrer na segunda (8) |
À revista "Piauí", Jobim disse que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) é "fraquinha" e que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) "sequer conhece Brasília".
Antes disso, Jobim havia declarado que votou em José Serra nas eleições de 2010. A revelação foi feita no programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria da Folha e do UOL.
Jobim também causou constrangimento ao Planalto em solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com "idiotas", que "escrevem para o esquecimento". Jobim disse depois ter se referido a jornalistas, mas petistas entenderam a declaração como um recado ao governo.
AUTOPROMOÇÃO
Na palestra desta sexta-feira, Amorim elogiou sua participação à frente do Ministério das Relações Exteriores durante governo Lula. "O Brasil não tem mais uma postura tímida e, hoje, é fundamental nas discussões internacionais. Tivemos [no governo Lula] iniciativa de debater questões delicadas no campo financeiro, sobre guerra e paz."
Para ele, os principais avanços durante a sua gestão no ministério se deram com países da África, América do Sul e a Índia.
Amorim viajou na noite desta sexta-feira para o Rio de Janeiro. No sábado (6), ele deverá estar em Brasília para se reunir com os comandantes das Forças Armadas.
A posse do novo ministro da Defesa deve acontecer na próxima segunda-feira (8).
+ Canais
+ Notícias em Poder
- Prefeita de Ribeirão sofre acidente doméstico e passará por cirurgia
- PT-SP reafirma veto a alianças com Kassab na capital
- 'Se Jobim quiser vir, o partido é dele', diz presidente do PSDB
- Parlamentares petistas repudiam Jobim por ataques a ministras
- TSE cassa mandato de prefeito que contratou um terço do eleitorado
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Relembre Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Marqueteiro revela bastidores das relações entre política e mídia
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Dilma quer abrir 'caixa-preta' de montadoras e cortar lucros
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
- PMDB faz 'esquema' para livrar governadores na CPI, diz Simon
+ Comentadas
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV