Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2011 - 18h52

Comissão de Ética investiga Pagot, Jucá Neto e Ortolan

Publicidade

CAROLINA SARRES
DE BRASÍLIA

A Comissão de Ética da Presidência da República anunciou, nesta segunda-feira, abertura de investigação contra Milton Ortolan, ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura, Oscar Jucá Neto, ex-diretor financeiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e Luiz Antonio Pagot, ex-diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

De acordo com o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, a presidência ainda solicitou à CGU (Controladoria-Geral da União) informações sobre as denúncia publicadas pela imprensa envolvendo o Ministério dos Transportes.

"A comissão não tem elementos para investigar o ministério [dos Transportes] e por isso solicitou à CGU informações para analisar se há algo da nossa alçada", afirmou Pertence.

O presidente da comissão não descartou investigações sobre outros funcionários dos Transportes e da Agricultura, caso surjam evidências "objetivas" após o resultado dos procedimentos.

Milton Ortolan, da Agricutura, deverá manifestar-se sobre acusações a respeito do favorecimento de lobistas no ministério. Jucá Neto, sobre possíveis esquemas de corrupção na Conab --além de receber censura por nâo ter entregue a DCI (Declaração Confidencial de Informação), documento de assinatura obrigatória para servidores em cargos de diretoria.

Pagot, do Dnit, deverá prestar esclarecimentos sobre o não cumprimento de quarentena após a saída do cargo de diretor-geral do departamento. Segundo Pertence, não há nenhuma irregularidade quanto ao descumprimento de Pagot.

Ele afirmou que, em princípio, ele continuará recebendo salário de servidor.

A Comissão de Ética não estabeleceu prazo para o resultado das investigações. De acordo com Pertence, os resultados dependerão da celeridade na entrega de informações por parte dos envolvidos. O presidente disse que, até setembro, a comissão já deverá "ter algo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página