Publicidade
Publicidade
Sete presos na Operação Voucher entram com pedido de liberdade
Publicidade
DE SÃO PAULO
DA AGÊNCIA BRASIL
Sete presos na Operação Voucher entraram com pedidos de liberdade nesta quarta-feira no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília).
Entre eles, pediram a soltura o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, e o o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins.
Após denúncias, Turismo quer diminuir prazo para prestação
TCU manda bloquear conta bancária de ONG suspeita de desvios
CGU determina investigação no Ministério do Turismo
PF solta 18 presos em operação contra fraudes no Turismo
Também entraram com habeas corpus o advogado Jorge Kengo Fukuda, especialista na área de transportes, Dalmo Antônio Tavares de Queiroz, coordenador de projetos da Fundação Universa, e Gláucia de Fátima Matos, servidora do Ministério do Turismo.
Mais cedo, a defesa de Frederico Silva da Costa disse que a prisão feita na terça-feira (9) pela Polícia Federal foi baseada numa ordem judicial feita "apenas com presunções".
Segundo o advogado Thiago Machado, que também defende Colbert Martins da Silva Filho, não há motivos para manter a prisão dos acusados. Eles foram afastados do ministério.
"Contestamos a decisão judicial que ordenou a prisão, que se baseou apenas em presunções que não se confirmaram. Para se ordenar a prisão é preciso fatos concretos, e não apenas presunções", disse Machado.
Como amanhã é feriado no Judiciário, os pedidos podem ser decididos pelo juiz plantonista, o vice-presidente do TRF, José Amilcar de Queiroz Machado. Caso não haja decisão nesta quinta, os pedidos voltam para o relator, o juiz federal convocado Guilherme Mendonça. Ele está cobrindo as férias do desembargador Carlos Olavo.
A Polícia Federal liberou ainda 18 pessoas presas na operação. A informação foi divulgada pelo Ministério Público Federal no Amapá no final da tarde de hoje.
Todos os presos liberados hoje haviam sido alvo de prisão temporária. Outros 18 suspeitos, com prisão preventiva decretada, seguem detidos no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, em Macapá.
Segundo a procuradoria, os suspeitos estão presos para que não interfiram nas investigações.
Deflagrada na terça-feira (8), a Operação Voucher prendeu um total de 36 pessoas, em São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá. Ao todo 38 mandados de prisão foram expedidos na ação que envolveu 200 policiais. Duas pessoas seguem foragidas.
As investigações começaram em abril e apontaram possíveis irregularidades em um convênio de R$ 4,45 milhões firmado entre o Ministério do Turismo e o Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável).
+ Canais
+ Notícias em Poder
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Relembre Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Marqueteiro revela bastidores das relações entre política e mídia
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Dilma quer abrir 'caixa-preta' de montadoras e cortar lucros
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
- PMDB faz 'esquema' para livrar governadores na CPI, diz Simon
+ Comentadas
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV