Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 20h15

Comissão de Anistia indeniza membros de ex-organização de Dilma

Publicidade

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BRASÍLIA

Na sessão em que comemorou seus 10 anos de existência, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça julgou nesta quarta-feira (24) processos de perseguidos políticos ligados à mesma organização em que a presidente Dilma Rousseff começou sua militância contra a ditadura militar.

Os conselheiros da comissão apreciaram 17 pedidos de pessoas ligadas à Polop (Organização Revolucionária Marxista Política Operária), da qual Dilma participou em Minas Gerais.

Todos os ex-integrantes foram anistiados pela comissão e receberam algum tipo de indenização.

A escolha da Polop para a comemoração não teve qualquer influência de Dilma, disseram a comissão e ex-membros da organização, e foi motivada pelo 50º aniversário de criação da Polop.

A cerimônia de abertura da sessão serviu como plataforma para novas defesas da Comissão da Verdade, cujo projeto de lei espera para ser votado na Câmara.

A comissão fará a narrativa oficial das violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, como as mortes e torturas cometidas por agentes estatais durante o regime militar (1964-1985).

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse que as negociações para criar um acordo com os partidos de oposição e as Forças Armadas estão adiantadas e a votação ocorrerá "em breve".

Cardozo herdou de Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa que se demitiu no início do mês, a responsabilidade de conversar com a oposição.

Tanto militares quanto opositores do governo exigem a manutenção do atual projeto --que não prevê punições pelas violações.

ANISTIA

A Comissão da Anistia julgou mais de 59 mil processos. Desses, cerca de 20% levaram a alguma reparação econômica para aqueles que sofreram perseguição política na ditadura.

As indenizações podem ser pagas de uma vez só, com o limite de R$ 100 mil, ou em prestações mensais continuadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página