Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2011 - 19h06

Câmara de Campinas recorre ao TJ para afastar prefeito

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O procurador da Câmara Municipal de Campinas, Manuel Carlos Cardoso, recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (1º) para afastar do cargo o prefeito Demétrio Vilagra (PT).

Vilagra assumiu o cargo depois que Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), de quem era vice, foi cassado pelos vereadores, acusado de omissão em um suposto esquema de corrupção na administração.

O petista é um dos denunciados pelo Ministério Público sob acusação de ter recebido R$ 20 mil de um empresário. Ele nega participação no esquema.

Na semana passada, a Câmara aprovou uma Comissão Processante para apurar supostas infrações de Vilagra e seu afastamento do cargo enquanto durassem os trabalhos de investigação.

Mas, no último dia 25, o juiz Mauro Fukumoto, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Campinas, concedeu liminar que manteve o novo prefeito no cargo e suspendeu a comissão.

O juiz acolheu o argumento da defesa de Vilagra de que somente poderia ser instaurada comissão para apurar infrações praticadas no exercício do cargo de prefeito.

A Procuradoria da Câmara avaliou que a decisão do juiz interfere na independência do Legislativo e defende que em algumas ocasiões Vilagra chegou a assumir como prefeito substituto durante ausências de Dr. Hélio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página