Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2011 - 18h16

Governador de MS tenta atrair empresas em feira em São Paulo

Publicidade

LEANDRO MARTINS
EDSON SILVA
DE RIBEIRÃO PRETO

Em visita à Fenasucro (feira do setor sucroalcooleiro), nesta quinta-feira (1º), em Sertãozinho (333 km de SP), o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), não perdeu a oportunidade de tentar levar empresas de SP para seu Estado ao oferecer incentivos fiscais para indústrias do setor sucroalcooleiro.

O governador visitou estandes, falou com empresários e também participou de um ciclo de debates sobre o setor na feira, que termina nesta sexta-feira (2). O Mato Grosso do Sul é apontado como uma das novas fronteiras para a agroindústria canavieira.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que acompanhou Puccinelli, disse que os incentivos oferecidos têm como objetivo permitir a criação de um polo de indústrias de equipamentos sucroenergéticos em Dourados (220 km de Campo Grande).

A ideia é que o polo se torne fornecedor de peças e serviços para usinas de açúcar e álcool do Centro-Oeste. Só em Mato Grosso do Sul são ao menos 22 usinas processando cana.

Entre os benefícios estão cessão de áreas para indústrias e redução de tributos, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A secretária nega que haja interesse em deflagrar uma "guerra fiscal" para incentivar a transferência de indústrias sucroalcooleiras de São Paulo para Mato Grosso do Sul. "Queremos que elas instalem filiais no nosso Estado", afirmou.

Segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), o Mato Grosso do Sul moeu cerca de 33 milhões de toneladas de cana na safra 2010/11.

Já em área de cana plantada na safra atual, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Estado aparece em quinto, com 481 mil hectares --atrás de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página