Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2011 - 17h55

Gurgel diz que manifestações anticorrupção são 'importantes'

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta terça-feira que considera "importante" as manifestações anticorrupção que serão realizadas neste 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil.

Gurgel afirmou que a sociedade precisa mostrar "indignação" contra a corrupção para que isso tenha impacto no Congresso.

"Acho que tudo que se faça no sentido de combater a corrupção é extremamente válido. É preciso que toda sociedade brasileira se conscientize que uma das suas prioridades, uma de suas pautas prioritárias deve ser sempre a luta, o combate à corrupção."

E completou:"É preciso que a sociedade cada vez mais se anime dessa indignação contra a corrupção para que isso possa repercutir nas casas legislativas, então é importante isso".

Os protestos estão sendo organizados nas redes sociais e ganharam força depois que a Câmara livrou da cassação a deputada Jaqueline Roriz (PMN). Ela foi filmada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM do Distrito Federal. A ideia é que a passeata não ganhe tom partidário.

Questionado sobre as investigações da Caixa de Pandora, que analisa o mensalão do DEM, Gurgel disse que ainda não há uma data para oferecer denúncia contra os envolvidos. Ele disse, no entanto, que antes da disputa eleitoral ao governo do DF em 2014, o caso terá um desfecho no Ministério Público.

"Nós estamos, como tenho sempre assinalado, em razão da complexidade do esquema criminoso, isso tem nos tomado muito mais tempo do que imaginarmos inicialmente. Mas estamos bastante adiantado na conclusão desse trabalho e espero no menor prazo possível, oferecer a denúncia".

Gurgel disse que há provas contra todos os envolvidos. "Nós estamos fazendo essa análise, mas temos elementos até muito fortes em relação às pessoas envolvidas, a todas as pessoas envolvidas. Estamos trabalhando no sentido de elaborar uma peça que esteja a altura da gravidade e da situação detectada no DF".

O procurador disse que a dificuldade em concluir a denúncia é a complexidade do assunto. "É um esquema criminoso extremamente entrelaçado com muitos desdobramentos e isso tem nos dificultado".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página