Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2011 - 10h09

BC demorou a intervir para deter alta do dólar, diz presidente da CSN

Publicidade

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

O vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e dono da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Benjamin Steinbruch, disse nesta segunda-feira (26) que o Banco Central demorou a intervir para deter a forte alta do dólar nas últimas semanas.

Segundo ele, o BC comprou muitos dólares quando a moeda estava em baixa, na faixa de R$ 1,50, e não pode titubear para vender a divisa quado ela está a R$ 1,90.

"Estou 100% fechado com o [Alexandre] Tombini [presidente do BC], mas o BC não pode demorar 48 horas [para agir]", disse ele na abertura do 8º Fórum de Economia da FGV, em São Paulo.

Após seguidas altas do dólar, o BC fez uma operação equivalente a vender dólares no mercado futuro na quinta-feira, o que diminuiu o movimento de valorização da moeda americana.

Também presente ao evento, o presidente do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), Pedro Luiz Barreiros Passos, disse que a indústria passa por uma situação crítica, de baixo crescimento.

Segundo ele, o país não deve se iludir com a recente alta do dólar e precisa buscar uma politica de longo prazo para elevar a competitividade do produto nacional no exterior.

Ambos afirmaram que a economia brasileira passa por uma forte desaceleração e defenderam a decisão do BC de reduzir a taxa de juros em agosto, de 12,5% para 12%.

"É importante aprofundar o ajuste fiscal para fazer frente à inflação e evitar idas e vindas nessa política [de queda dos juros]", disse Passos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página