Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2011 - 13h58

PSDB aprova prévias amplas para escolher nome em SP

Publicidade

CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

Depois dos protestos de pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, o diretório estadual do PSDB aprovou na quinta-feira (29), por apenas oito votos de vantagem, a adoção de prévias amplas para a escolha de candidatos para as eleições municipais do ano que vem.

O comando do partido apresentou uma proposta que restringia o universo dos filiados aptos a votar.

Pela resolução --que contou com o apoio do secretário estadual José Anibal, um dos postulantes à prefeitura--, o número de militantes tucanos com direito automático a voto na capital cairia de cerca de 45 mil para pouco mais de 2.610.

Após uma articulação traçada no Palácio dos Bandeirantes, na noite de quarta-feira e já sob pressão dos demais candidatos, o texto foi derrotado por 31 votos contra 23.

Embora o comando nacional do PSDB já estivesse avisado da redução do número de eleitores na prévia partidária de São Paulo, o chefe da Casa Civil do governo Geradlo Alckmin, Sidney Beraldo, telefonou na noite de anteontem para os rebelados afirmando que a resolução seria revista.

RECUO

Na noite de ontem, o presidente do PSDB e aliado de Alckmin, Pedro Tobias, apresentou uma contraproposta, garantindo aos cerca de 45 mil filiados o direito a voto.

Nas discussões internas do partido, o presidente municipal do PSDB, Julio Semeghini, alegou que esse total seria artificial. Segundo cálculos apresentados à cúpula do governo e do PSDB, o total de filiados em atividade chegaria a cerca de 20 mil.

A mobilização do deputado Ricardo Trípoli e do secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, constrangeu os defensores de um colégio reduzido para as prévias.

Na reunião de ontem, o secretário Bruno Covas apoiou a amplitude das prévias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página