Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2011 - 17h33

PR quer ministério para voltar à base aliada

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O PR pediu ao governo um ministério como condição para voltar oficialmente à base aliada do governo Dilma Rousseff. O pleito foi apresentado na quarta-feira (28) pela bancada do PR no Senado em conversa com as ministras Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Em agosto, após as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e órgãos ligados à pasta, que derrubaram integrantes do PR, a legenda declarou "independência" nas votações do Congresso. Na conversa, o pedido para um novo ministério teria sido explicitado pelo presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), e pelo senador João Ribeiro (TO).

A avaliação da bancada é de que, após quase três meses do auge da crise, nada ficou provado contra integrantes do partido, o que poderia reabilitar o PR para ter um espaço no primeiro escalão de Dilma.

As ministras teriam dito que a presidente considera importante a presença do PR na base, mas não teriam dado garantias de que a solicitação seria atendida. Após as denúncias de irregularidades, como superfaturamento de obras, a presidente colocou Paulo Sérgio Passos no Ministério dos Transportes. Secretário-executivo da pasta, também é filiado ao PR, mas não é considerado da cota da legenda, mas uma escolha pessoal da presidente.

Vice-presidente do PR, senador Clésio Andrade (PR-MG), confirmou as negociações. "A bancada chegou ao entendimento de que um partido é situação ou é oposição. O Alfredo consultou os deputados e achou que o partido deveria apresentar uma proposta para integrar o governo novamente."

Apesar de dizer que colocaram todos os cargos do partido à disposição do governo, o PR, na prática, mantém todos os postos estaduais aos quais foi indicado.

Nessa semana, o PR contou com o apoio da base aliada na Câmara que ajudou a arquivar definitivamente o processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), secretário-geral do partido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página