Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2011 - 11h19

Presidente do STJ também redige nota sobre caso Eliana Calmon

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ari Pargendler, submeteu aos ministros da Corte uma nota, já redigida, semelhante àquela lida por Cezar Peluso no CNJ (Conselho Nacional de Justiça): não citava Eliana Calmon, mas condenava a corregedora por mencionar bandidos ocultos sob a toga, informa o Painel, editado por Renata Lo Prete e publicado na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A nota de Pargendler foi aprovada por 10 votos a 9, mas foi para a gaveta, graças ao alerta do ministro João Noronha de que decisões colegiadas do STJ requerem 17 votos.

Em recente entrevista, Calmon fez duros ataques a seus pares ao criticar a iniciativa de tentar reduzir o poder de investigação do CNJ. Segundo falou em entrevista à APJ (Associação Paulista de Jornais), o Judiciário sofre com a presença de "bandidos escondidos atrás da toga".

A declaração causou reação no CNJ, que divulgou nota classificando as declarações de Calmon de "levianas". A nota foi lida pelo presidente do Supremo durante sessão do CNJ.

A corregedora tenta evitar que o Supremo restrinja a capacidade de investigação do CNJ ao julgar uma ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil).

Leia mais na edição da Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página