Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2011 - 18h27

Dilma critica FMI e países desenvolvidos no combate à crise

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

A presidente Dilma Rousseff (PT) criticou nesta quinta-feira (13) a "ingerência do FMI [Fundo Monetário Internacional]" sobre os investimentos do governo brasileiro durante os anos 1980 e 1990, quando o Brasil vivia uma crise econômica.

"Nós sabemos o quanto nós perdemos de oportunidades nas duas décadas em que estivemos sob a ingerência do FMI", declarou.

Dilma também comparou a situação de então com a atual crise dos países europeus e dos EUA.

"O Brasil passou por um momento muito difícil em 1982, com a crise da dívida soberana. A Europa passa por algo similar."

Para Dilma, falta "uma convicção política uniforme" aos líderes internacionais sobre como lidar com a atual crise econômica. "Nós já vimos uma parte desse filme. Nós sabemos o que é a supervisão do FMI. Nós sabemos o que é proibir que o país faça investimentos."

A presidente criticou a limitação dos investimentos federais imposta pelo FMI, e disse que o Brasil só voltou a crescer quando começou a investir e a incluir mais pessoas na classe média.

"É isso que nos torna fortes; esse mercado interno da proporção que nós temos."

INFLAÇÃO

Dilma disse que o Brasil irá resistir à crise econômica porque tem "bancos fortes, uma política fiscal consolidada e reservas internacionais".

A presidente afirmou que o país deve continuar "olhando a inflação com um olho e o crescimento com o outro".

Dilma discursou em Curitiba durante anúncio do repasse de verbas federais para o metrô da cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página