Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 20h53

Vereadores aprovam afastamento temporário do prefeito de Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

A Câmara Municipal de Campinas (SP) aprovou na noite desta quarta-feira (19) o afastamento provisório do prefeito Demétrio Vilagra (PT).

Dos 33 vereadores, 28 votaram a favor do afastamento, e quatro, contra. Houve uma ausência.

Outro pedido de afastamento do petista já havia sido aprovado em agosto, assim como a instauração de uma comissão processante na Câmara para apurar a conduta de Vilagra. Uma liminar da Justiça havia suspendido as medidas, mas uma nova decisão, na última segunda-feira, autorizou a investigação e a votação de novo pedido de afastamento.

Divulgação
Demétrio Vilagra (PT), prefeito de Campinas
Demétrio Vilagra (PT), prefeito de Campinas

Os vereadores pretendem investigar se houve participação de Vilagra em esquema de corrupção denunciado pelo Ministério Público. O prefeito foi denunciado sob acusação de formação de quadrilha e corrupção passiva. Ele nega qualquer envolvimento.

Os promotores acusam a ex-primeira-dama Rosely Nassim Santos de chefiar um esquema de cobrança de propina a empresários para direcionamento de licitações e liberação de alvarás.

A denúncia foi um dos principais motivos para o impeachment do então prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), de quem Vilagra era vice.

Assim que o decreto-legislativo com a decisão de afastamento for publicado no "Diário Oficial", o atual presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), assume a administração por até 90 dias.

Nesta quarta-feira (19), Vilagra foi notificado da instauração da comissão processante, que tem, a partir de agora, 90 dias para concluir relatório sobre a necessidade ou não de impeachment.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página