Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2011 - 19h46

Ministro diz que troca no Esporte não mudaria posição sobre Copa

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou nesta quinta-feira que uma eventual saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte não mudará "um milímetro" a posição brasileira em relação à Copa do Mundo.

"As posições tomadas pelo ministro na questão da Copa do Mundo até hoje são posições do governo brasileiro, e não posições do ministro Orlando Silva. O ministro agiu em perfeita harmonia, [seguindo] orientações dadas pela presidenta Dilma", disse Carvalho.

"Quem imagina que uma eventual remoção do Orlando possa mudar um milímetro da posição brasileira está completamente equivocado."

Para aliados de Dilma, denúncias no Esporte têm 'dedo' da CBF
Entenda as crises que atingiram o governo Dilma
PSOL diz que PC do B é 'comunista só no nome'
PM diz que documentos podem esclarecer denúncias no Esporte
Marco Maia diz que crise no Esporte não atrapalha Lei da Copa

O governo brasileiro e a Fifa vêm divergindo sobre pontos da Lei Geral da Copa, que definirá os marcos gerais da competição. Segundo revelou o "Painel", publicado na Folha de terça-feira (18), o entorno da presidente Dilma Rousseff acredita que as denúncias contra o ministro do Esporte tenham sido ressuscitadas com ajuda de atores externos --leia-se CBF e Fifa.

Para Carvalho, a postura do governo brasileiro na questão é uma "posição madura, que defende os interesses do país".

Gilberto afirmou que a variável Copa do Mundo na crise atual preocupa o governo, mas cobrou calma no trato da crise envolvendo o ministério e Orlando Silva.

"Temos que ter muita serenidade nessa hora, porque se trata de um ser humano, se trata de um governo que é sério, que não tem contemporizado em nenhum momento com a corrupção e com o mal feito", disse Carvalho, ao sair de uma palestra no Instituto Rio Branco, em Brasília.

O ministro, que repetiu o argumento usado pelos defensores do ministro de que a acusação contra Orlando Silva é "desqualificada", afirmou que cabe exclusivamente à presidente Dilma Rousseff definir o destino do ministro dentro do governo.

Ela retorna na noite desta quinta-feira (20) a Brasília, após uma viagem ao continente africano. Segundo Gilberto Carvalho, não está prevista reunião da presidente com Orlando Silva já na noite de hoje.

Mais cedo, Carvalho recebeu a visita do presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo.

Segundo o ministro, a ideia do encontro foi esclarecer que o governo não tem a menor intenção de rifar o partido do Ministério do Esporte. Em momento nenhum, contudo, foi colocada uma garantia de que Orlando Silva não perderá o cargo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página