Publicidade
Publicidade
Publicidade

Presidente do PSDB em SP defende presença de Erundina em debates

Bruno Poletti - 29.mai.2015/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil 29/05/2015 - Mario Covas Neto - Votacao do Diretorio do PSDB, na manha deste Domingo (31), na camara Municipal de Sao Paulo. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-COTIDIANO)***EXCLUSIVO FOLHA***
Mario Covas Neto, na Câmara Municipal de São Paulo

O presidente do PSDB na cidade de São Paulo, o vereador Mario Covas Neto, assinou no começo deste mês uma carta em defesa da presença da candidata à prefeitura pelo PSOL Luiza Erundina nos debates de televisão das eleições.

Apesar disso, o candidato de seu partido, João Doria, foi um dos que posteriormente vetou a participação da ex-prefeita nos encontros que serão realizados pela TV Bandeirantes, na segunda-feira (22), e por Folha, UOL e SBT, em 23 de setembro.

"Ter Luiza Erundina, uma ex-prefeita da cidade de São Paulo e deputada por cinco mandatos pelo Estado, [...] nos debates de rádio e televisão é uma postura de respeito com os eleitores da cidade", diz o documento formulado pelo PSOL e endossado por Covas Neto.

Reprodução
Documento de apoio à presença de Luiza Erundina em debates assinado pelo presidente do PSDB, Mario Covas Neto
Documento de apoio à presença de Luiza Erundina em debates assinado pelo presidente do PSDB, Mario Covas Neto

Procurado pela reportagem, o vereador, que é tio do vice de Doria, Bruno Covas, afirma que o documento expressa uma posição pessoal e não do PSDB. "A decisão da participação ou não da Erundina nos debates cabe à campanha majoritária", afirmou sua assessoria por e-mail.

De acordo com a nova lei eleitoral, só têm presença assegurada nos debates candidatos de coligações com pelo menos dez deputados –a de Erundina tem seis. Outros nomes podem ser chamados, mas só com o aval de dois terços dos garantidos por lei.

A candidata do PSOL –terceira nas pesquisas, segundo o último levantamento do Datafolha– foi convidada tanto pela Band quanto por Folha, UOL e SBT, mas Doria, Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (SD) vetaram sua presença; Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB) foram a favor.

A campanha de Doria diz que não é contra a participação da deputada, desde que o convite se estenda aos outros candidatos cujas coligações tem menos de dez deputados. No total, há onze nomes na disputa.
O PSOL afirmou que "é lamentável que o PSDB tenha mudado de posição" e que a ausência de Erundina é um "é um absurdo antidemocrático" que demonstra que Doria tem "medo do debate político".

NA JUSTIÇA

Sem acordo com os adversários, a campanha de Erundina agora busca na Justiça garantir a presença da ex-prefeita nos debates. Nesta quinta (18), foi protocolada uma representação na Justiça Eleitoral para que ela vá ao encontro na TV Bandeirantes.

O PSOL também questionou a restrição imposta pela lei no STF (Supremo Tribunal Federal) –a ação deve ser julgada na quarta-feira (24).

Os debates são vistos pela campanha de Erundina como uma oportunidade da candidata aparecer para um público amplo, já que ela terá muito menos tempo de TV que outros candidatos –seus assessores estimam que terá uma média de 11 segundos diários de um total de uma hora e meia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade