Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com Doria à frente, TRE divulga tempos de televisão para o 1º turno em SP

Bruno Poletti/Folhapress
Montagem com candidatos a prefeitura de São Paulo. Celso Russomanno, Marta Suplicy, Luiza Erundina, Fernando Haddad, João Doria Jr.
Candidatos à Prefeitura de SP Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB)

Com o candidato tucano João Doria liderando, o Tribunal Regional Eleitoral divulgou na noite desta sexta-feira (19) o tempo de televisão a que terão direito as candidaturas de São Paulo no primeiro turno da eleição municipal de 2016.

Além de dois blocos diários de dez minutos, às 13h e às 20h30, os candidatos contarão com inserções de 30 ou 60 segundos de horário eleitoral, que podem ser exibidas das 5h à meia-noite. O horário eleitoral começa no dia 26 de agosto, sexta-feira, e vai até 29 de setembro.

O empresário Doria, candidato pela primeira vez e desconhecido do público, é o que terá mais tempo no bloco e maior número de inserções: são três minutos e seis segundos nos dois blocos diários, e mais 13 minutos e três segundos diários para as inserções.

O espaço de cada candidato é definido com base na representatividade da bancada de sua coligação na Câmara, que define 90% do tempo —o restante é dividido igualitariamente entre os partidos. No caso de Doria, sua coligação Acelera São Paulo é formada por PSDB, DEM, PP, PPS, PV, PMB, PHS, PSL, PTdoB, PRP e PSB.

Em seguida, vem o prefeito e candidato à reeleição Fernando Haddad (PT), com a coligação Mais São Paulo, que inclui PT, PR, PDT, PCdoB e PROS, com dois minutos e 35 segundo de bloco, somados a dez minutos e 54 segundos de inserção.

Depois está a candidata do PMDB, Marta Suplicy, com um minuto e 57 segundos de tempo nos blocos, e oito minutos e 13 segundos de inserção. O PMDB está coligado com o PSD.

Celso Russomanno, do PRB, contará com um minuto e 12 segundos, além de cinco minutos e quatro segundos de inserções. Elas só podem durar 30 ou 60 segundos —portanto, o candidato terá direito a cinco inserções de um minuto, ou dez de 30 segundos. Os quatro segundos restantes são somados, até que se alcance 30 segundos quando se ganha uma nova inserção.

Ao longo do horário eleitoral do primeiro turno, Doria terá direito a 914 inserções; Haddad a 763; Marta a 575 e Russomanno a 354.

O candidato do Solidariedade, Major Olímpio, contará com 21 segundos no bloco de horário eleitoral, e um minuto e 32 segundos de inserções diárias.

Já a deputada federal Luiza Erundina, candidata pelo PSOL e terceira colocada na mais recente pesquisa Datafolha, com 10% de intenção de voto, aparece com apenas dez segundos de tempo no bloco e 45 segundos de inserções. Ela terá direito a 53 inserções durante o período do horário eleitoral do primeiro turno.

Ricardo Young, da Rede, terá nove segundos no bloco e 41 segundos de inserções. Por último vêm Levy Fidelix (PRTB), com seis segundos e 27 segundos de inserção, e Altino Prazeres (PSTU) e Henrique Áreas (PCO), com cinco segundos cada no bloco e 22 segundos de inserção diária.

Na prática, os três últimos candidatos não terão inserções diárias, uma vez que não atingem a marca dos 30 segundos necessários.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade