Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marta quer retomar bandeiras de Kassab e criar 'subprefeito da noite'

Bruno Santos/Folhapress
Marta Suplicy (PMDB) e Andrea Matarazzo (PSD) participam de evento de almoço no Secovi-SP
Marta Suplicy (PMDB) e Andrea Matarazzo (PSD) participam de evento de almoço no Secovi-SP

O programa de governo de Marta Suplicy (PMDB), candidata a prefeita de São Paulo, propõe retomar e ampliar iniciativas que foram bandeiras de seu antigo adversário Gilberto Kassab (PSD), que a derrotou na eleição de 2008.

O documento com as diretrizes de uma eventual gestão de Marta diz que serão retomados e ampliados os programas Mãe Paulistana (de assistência à gestante) e Córrego Limpo (em parceria com a Sabesp), ambos criados na primeira passagem de Kassab pela prefeitura (2006-2008).

Diz também que será ampliado o SP Mais Fácil, outro programa de Kassab, para o licenciamento on-line de algumas atividades em alguns bairros da cidade.

Fala ainda em estudar a retomada da inspeção veicular —interrompida na gestão de Fernando Haddad (PT)— e fortalecer a fiscalização da Lei Cidade Limpa, duas marcas da administração Kassab.

O vice de Marta é Andrea Matarazzo, ex-tucano que hoje está no PSD de Kassab e foi secretário no governo dele.

Na campanha de 2008, o Mãe Paulistana, por exemplo, foi atacado na TV pela então petista. Uma inserção da campanha dela mostrava uma mulher tirando uma almofada da barriga, como uma falsa grávida, para questionar o atendimento às gestantes prestado pela gestão Kassab.

O programa destaca iniciativas que marcaram o governo de Marta (2001-2004), como os corredores de ônibus e os CEUs (centros educacionais unificados), que ela pretende expandir.

SUBPREFEITO DA NOITE

Entre as inovações, o documento prevê criar o cargo de "Subprefeito do Entretenimento e da Noite". A finalidade será "representar os negócios, empregos, associações e coletivos" da cidade.

Em vários trechos, Marta prevê participação maior do setor privado —uma mudança em relação a seu programa de 2008, que não mencionava parcerias ou concessões.

Um dos pontos é o aumento de vagas em creches, que será feito prioritariamente por meio de convênios. A candidata também prevê PPPs (parcerias público-privadas) para a gestão de semáforos e para a construção de moradias e pretende fazer e modernizar terminais de ônibus por meio de concessões.

Outra ideia é "realizar estudos de viabilidade técnica e econômica para ampliação das atividades do estádio do Pacaembu e do autódromo de Interlagos". O candidato João Doria (PSDB) tem dito que quer privatizar esses espaços. Questionada, a assessoria de Marta disse apenas que os estudos irão indicar o que fazer.

No documento, Marta afirma que vai consultar ciclistas para traçar o trajeto de novas ciclovias, privilegiando a periferia e a integração com outros meios de transporte.

Num aceno a iniciativas vistas como "modernas" que ganharam fôlego no governo Haddad, a candidata diz que vai estimular o uso de fachadas e telhados para paisagismo e agricultura urbana.

Promete ainda incentivar "ocupações criativas dos espaços públicos", como apresentações musicais e artísticas "de forma ordenada".

Sobre retomar as bandeiras de Kassab, a assessoria de Marta afirmou que "a prioridade da candidata é melhorar a cidade". Em relação ao setor privado, disse que "o plano de governo considera os mecanismos de PPPs e concessões como possíveis formas de viabilizar projetos".

A equipe de Haddad afirmou que o Mãe Paulistana foi ampliado em 2013, e não interrompido. Já o Córrego Limpo foi encerrado em 2014 por decisão da Sabesp, informou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade