Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fora de debate, Erundina protesta em frente a TV e comenta evento pela internet

Avener Prado/Folhapress
A candidata do PSOL Luiza Erundina em protesto contra sua ausência em debate da Band
A candidata do PSOL Luiza Erundina em protesto contra sua ausência em debate da Band

A candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) criticou os demais candidatos, nesta segunda (22), em ato em frente à TV Bandeirantes para protestar contra sua ausência no debate transmitido pela emissora nesta noite.

Além de falas contra Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Major Olímpio (SD), que foram contra a participação dela, a candidata atacou também Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB) por terem ido ao debate sem ela mesmo depois de defenderem sua presença.

"Russomanno estava usando pretexto. Como ele está com medo de enfrentar o debate, ficou se fantasiando de democrata. Mentira", disse a candidata.

"Se Haddad e Russomanno quisessem que eu participasse de fato, não teriam ido ao debate", disse. "Eles não têm coragem de fazer isso."

"Quem está cassado aqui não é Luiza Erundina, quem está cassado aqui é a voz do povo", completou.

Terceira colocada na disputa com 10% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, Erundina ficou de fora do debate devido à nova regra eleitoral.

A legislação garante a participação apenas dos candidatos de partidos com mais de nove deputados na Câmara –o PSOL tem seis. Para ir ao debate, Erundina tem que ser aceita por dois terços dos candidatos aptos, ou seja, ao menos três deles.

No ato, o candidato a vice, Ivan Valente (PSOL), chamou Doria de coxinha e criticou Marta por ter saído do PT e "se juntado a Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros", do PMDB.

O líder do MTST e colunista da Folha, Guilherme Boulos, foi ao ato. "A militância do MTST está aqui contra esse golpe contra a democracia", disse no carro de som.

Questionado pela Folha sobre apoiar Erundina ou Haddad na eleição, Boulos afirmou que presta solidariedade ao PSOL pelo impedimento nos debates, mas que o MTST irá dialogar com todas as candidaturas progressistas, incluindo a do prefeito.

'SEM MOLHO'

Após o protesto, Erundina se dirigiu a uma mansão nas proximidades, cedida por uma apoiadora do PSOL, para fazer transmissões ao vivo pela internet sobre o debate.

"Esses debates não servem para nada", disse. "Foi um duelo de egos num tempo precioso para dialogar com a cidade", completou.

Erundina reclamou por não ter sido mencionada pelos demais candidatos no estúdio da Band. "É como se eu não existisse. Não há compromisso com a democracia. Excluíram a única que poderia destoar."

Para Ivan, "faltou molho no debate". "Está chato pra caramba", disse. "Não tem sinceridade e profundidade."

"Não se toca em assuntos centrais como funcionalismo público, melhoria e qualidade do serviço público", afirmou o candidato à vice.

Erundina criticou ainda a falta de propostas estruturais dos candidatos e defendeu suas ideias, como um maior protagonismo do poder público na geração de renda.

ÚLTIMO RECURSO

Nesta noite, por volta das 18h30, a campanha ainda fez uma última tentativa: enviou uma carta à Band pedindo a participação de Erundina.

O texto afirma que dois terços dos candidatos aceitaram a presença de Erundina, citando Haddad, Russomanno e Doria.

Doria, porém, divulgou nota defendendo a participação de Erundina desde que todos os 11 candidatos à prefeitura sejam convidados ao debate.

O PSOL aguarda o julgamento, nesta quarta (24), de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a restrição. Erundina e Ivan chegaram a pedir à Justiça Eleitoral de São Paulo uma decisão liminar (provisória) pela presença da candidata no debate da Band, mas a solicitação foi negada.

CONFIRA A AGENDA DE DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS

Primeiro turno:
2/9 — Rede TV
18/9 — TV Gazeta e Estado de S. Paulo
23/9 — SBT, Folha e UOL
25/9 — Record
29/9 — Globo

Segundo turno:
7/10 — Band
14/10 — Rede TV
16/10 — TV Gazeta e Estado de S. Paulo
21/10 — SBT, Folha e UOL
23/10 — Record
28/10 — Globo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade